top of page

Dr. Bernard Jean Jaques Charlot

Possui doutorado em Educação ("doctorat d'État", equivalente a Livre-docência) - Université de Paris X, Nanterre (1985). Atualmente, é Professor-Visitante na Universidade Federal de Sergipe, onde é membro do Departamento de Educação e dos cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Culturas populares (PPGCULT). É também Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 e Professor Catedrático Convidado da Universidade do Porto, Portugal. Na UFS, é membro dos Grupos de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON) e Arte, Diversidade e Contemporaneidade (ARDICO). Principal tema de pesquisa nos últimos anos: a relação dos alunos com o saber e a escola. Responsável científico do site sobre a relação com o saber: http://redereperes.wixsite.com/reperes. Publicou ou organizou 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil)

http://lattes.cnpq.br/4687158600283895

Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio

Administrador, Mestre e Doutor nas temáticas planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável e Pós-Doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais. É pesquisador de produtividade do CNPq, Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES. É professor dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional/Universidade Regional de Blumenau (FURB), Gestão Ambiental/Universidade Positivo (UP) e Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR. Colabora nos PPG em Gestão Urbana/PUC-PR e Turismo/UFPR. É visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Ecologia Ecológica/UACh. Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. Pesquisador visitante do Interpersonal Process Lab/Washington State University. Alumni da Fulbright Foundation (USA). Pesquisador visitante no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain/École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e do Centro Transdisciplinario de Estudios Ambientales y Desarrollo Humano Sostenible /Universidad Austral de Chile. Coordena o Núcleo de Ecossocioeconomia/UFPR/UP/PUCPR e em parceria o Núcleo de Políticas Públicas/FURB. Consultor ad hoc do SINAES/MEC, membro do Comitê Assessor da Área de Planejamento Urbano e Regional da Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná (F. Araucária) e de Comitês Técnicos e Científicos de periódicos e eventos nacionais e internacionais. É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomia das Organizações, compreendendo Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, Arranjo Socioprodutivo e Político de Base Comunitária e Turismo Comunitário, Solidário e Sustentável na Europa e nas Américas. Tem interesse na problemática que relaciona Educação e Desenvolvimento, Tomada de Decisão e Desenvolvimento e Bem Viver. Publicou cerca de 91 artigos em periódicos e 156 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, além de 10 livros e 50 capítulos.

http://lattes.cnpq.br/9034603212802471

Drª. Elaine Aparecida da Silva

Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2007), especialização em Gerenciamento de Recursos Ambientais - IFPI (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI ### Docente e pesquisadora vinculada ao departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambiental e ao programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPI ### Áreas de interesse para pesquisa: gestão ambiental em processos produtivos, simbiose industrial, técnicas de avaliação de impacto ambiental, avaliação do ciclo de vida, ecoeficiência, ecodesign, reciclagem de polímeros, gerenciamento de resíduos/rejeitos, logística reversa, legislação/licenciamento/saneamento/educação ambiental ### Contatos: E-mails - elaine@ufpi.edu.br / elainesilva.ufpi@gmail.com - Celular e WhatsApp - (86) 99927-4638.

http://lattes.cnpq.br/4203998034603560

Drª. Eliza Maria Xavier Freire

Bióloga pela UFRN, Mestre em Ciências Biológicas/Zoologia pela UFPB e Doutora em Ciências Biológicas/Zoologia pela UFRJ - Museu Nacional. Professora Associada da UFRN, Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia (Conceito CAPES 6), PRODEMA (M e Doutorado em Rede; Conceito CAPES 4) e colaboradora no PPg C. Biológicas (Conceito CAPES 3). Tem atuação e experiência em pesquisas sobre sistemática, ecologia e conservação de répteis Squamata da Caatinga e Mata Atlântica; atua também em pesquisas multidisciplinares visando a sustentabilidade desses ecossistemas. É presidente do Conselho de Curadores das Coleções Biológicas Científicas da UFRN e Curadora da Coleção Herpetológica da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Sistemática, Ecologia e Conservação da Biodiversidade de Ecossistemas nordestinos". Integra ou Coordena os seguintes Projetos Institucionais de Pesquisa/Desenvolvimento: CT-Infra-PROINFRA-01/2008 (Subprojeto BIOCENTRO);Rede PPBio – Semiárido,coordena subprojeto Répteis (Edital MCT/CNPq nº 35/2012); INNOVATE Project, BBF(Alemanha) e MCT; Coordenadora Associada 1 do Pró-Integração (Edital Nº 55/2013-CAPES/MI). Liderou o grupo de docentes que promoveu a inserção da UFRN na Rede PRODEMA (Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, composto por 7 IES públicas nordestinas) e foi a primeira Coordenadora do PRODEMA/UFRN, 2004-2008; coordenou este Curso e o Doutorado no período 2010-2014. Coordenadora geral do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação ampla em Rede, 2014-2018. Coordenadora Executiva do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Herpetofauna ameaçada da Mata Atlântica nordestina (Portaria Nº 272/2013 MMA/ICMBio). Membro da Comissão Gestora do PRH 51 Ambiental da ANP na UFRN. Membro titular do Conselho Superior Universitário (CONSUNI), 2005-2009, e 2014-2016.

Dr. Francisco de Assis Mendonça

Possui Graduação (UFG, 1983), Mestrado (Geografia Física / Meio ambiente - USP, 1990), Doutorado (Clima e planejamento urbano - USP, 1995) e Pós-doutorado (Epistemologia da Geografia - Université Sorbonne/Paris I/França, 2005 ; Estudo do ambiente urbano - Universidad de Chile - 2014) em Geografia. É Professor Titular do Departamento de Geografia da UFPR. Professor convidado na Université de Sorbonne/Paris I/Institut de Géographie (2002), na Université de Haute Bretagne/Rennes II/França (2004) e pesquisador convidado na London School of Hygine and Tropical Medecine (Londres/Inglaterra 2005) e no Laboratoire PRODIG/França (Univ. sorbonne/Paris 1, 2005). Membro da CoC - Comissão de Climatologia da UGI - União Geográfica Internacional (desde 2012), e do Conselho de Administração da AIC - Associação Internacional de Climatologia (2003-2006, e desde 2013). Presidente da ABClima - Associação Brasileira de Climatologia (2002-2004), da ANPEGE - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia (2007-2009), e membro da direção da ANPPAS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade (2004-2008). Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo do Ambiente urbano, Climatologia, Geografia da Saúde, e Epistemologia da Geografia. É pesquisdor 1A-CNPQ desde 2013.

Dr. Francisco Sandro Rodrigues Holanda

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1996)/Purdue University e Pós-Doutorado pela Universidade de Wisconsin (EUA). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Sergipe, e lider do Grupo de Pesquisa em Gestão Hidroambiental do Baixo São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioengenharia de solos e demais técnicas de controle de erosão.

http://lattes.cnpq.br/7935943969315043

Dr. João Batista Lopes

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo, desenvolvendo o trabalho “Utilização de modelos matemáticos para o estudo da cinética e do metabolismo de fósforo em ruminantes e não ruminantes”. É professor associado da Universidade Federal do Piauí, responsável pelas disciplinas Suinocultura (graduação), Metabolismo de Minerais e Vitaminas (mestrado e doutorado em Ciência Animal CCA-UFPI), Métodos Quantitativos Aplicados à Ciência Animal (mestrado e doutorado em Ciência Animal do CCA-UFPI), Métodos Quantitativos (mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI). Presta consultoria a pesquisadores na área de estatística experimental. Atua na área de Zootecnia, principalmente nas seguintes linhas: avaliação de alimentos regionais, desempenho, exigências nutricionais, metabolismo de nutrientes, modelagem (programa de pós-graduação em Ciência Animal) e sistema agropecuários sustentáveis e aproveitamento de resíduos agroindustriais (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente).

Drª. Maria Elisa Zanella

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro (1992) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006). Participou como Bolsista de Estudos no Exterior na modalidade Docente no âmbito do Programa de Cooperação Internacional CAPES/AULP (2015). Atualmente é professora da graduação e pós-graduação em Geografia e PRODEMA da Universidade Federal do Ceará. É Coordenadora do Mestrado do PRODEMA (Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente- UFC). Também é Pesquisadora Pq do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia urbana, eventos extremos, impactos pluviais, risco ambiental e vulnerabilidade socioambiental.​

http://lattes.cnpq.br/4796364766536684

Drª. Giovana Mira de Espindola

Profa. Dra. Giovana Mira de Espindola possui graduação em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME, 2002), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2006), e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2012). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenadora do curso de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (MDMA) desta universidade, e membro do Comitê Científico do Future Earth (http://www.futureearth.org/science-committee)​

http://lattes.cnpq.br/0674714745081970

Drª. Maria José Nascimento Soares

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1991), mestrado em Curso de Mestrado pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação profissional de docentes para atuar na educação básica e no ensino superior; na formação de mestres e doutores no âmbito da abordagem interdisciplinares em programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Meio Ambiente - GPFIMA.

http://lattes.cnpq.br/8392706159125796

Drª. Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena

Possui graduação em Ciências Biológicas (UFAL), especialização em Avaliação Ambiental (UFC), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS). Tem experiência nas áreas de Educação e Meio Ambiente e desenvolve trabalhos voltados para Educação Ambiental, gestão em Unidades de Conservação, conservação da biodiversidade, etnofarmacologia e energias renováveis (biomassa vegetal). Presta consultoria para o Sebrae na área de gestão ambiental com ênfase em avaliação ambiental, redução de desperdício e produção mais limpa.

http://lattes.cnpq.br/9989803055576572

Dr. Raildo Mota de Jesus

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1991) e mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1999). Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia. Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e atua na área de Química Analítica, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de traços de metais e metalóides empregando técnicas espectroanalíticas em matrizes ambientais e de alimentos e utilização de estratégias analíticas para minimizar a etapa de preparo de amostra. Coordenou a Área de Química da UESC de abril de 2010 a abril de 2012, Coordenou o Colegiado dos Cursos de Química na gestão 2005-2006 e 2003-2005, foi Presidente da Câmara de Graduação no CONSEPE no ano de 2005 e Secretário da mesma Câmara em 2004. Doutor em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia/2010. Atualmente é professor Titular lotado no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus-BA, Membro do Colegiado e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado Acadêmico, UESC (2013-2015 e 2015-2017), Membro do Colegiado do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) 2013-atual, Membro do Colegiado do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) 2013-atual, Membro do Conselho diretor do Centro de Microscopia eletrônica, CME/UESC, Membro do Comitê Científico da PROPP-UESC (2013-atual), Membro e Presidente da Câmara de Pesquisa e pós-graduação do CONSEPE-UESC (2014 e 2015). Secretário da Câmara de Pesquisa e pós-graduação do CONSEPE-UESC (2016). Membro do Comitê de Instalação do Instituto de Pesquisa e Análise Físico-química, IPAF/UESC (2014-atual). Líder do Grupo de Pesquisas em Química Analítica do Sul da Bahia. Coordenador dos Colegiados dos Programas de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2017-2018 e Membro da Câmara de Extensão (2017).

http://lattes.cnpq.br/7281089484989218

Dr. Reinaldo Farias Paiva de Lucena

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2002), Mestre (2005) e Doutor (2009) em Botânica pelo Laboratório de Etnobotânica Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É professor efetivo no cargo de Adjunto II na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus II, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA), Laboratório de Etnoecologia (LET). Professor e Orientador de Mestrado/Doutorado em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPB no Campus I (João Pessoa). Professor e Orientador de Doutorado em Rede na Pós Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno) da UFRPE/UEPB/URCA. Professor e Orientador Colaborador, nível Mestrado, no curso de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA) da UFPB no Campus IV. Pesquisador Associado do Missouri Botanical Garden, St. Louis nos Estados Unidos. Consultor da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - na Área de Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia, com ênfase em Etnobotânica, atuando principalmente nos seguintes temas: etnobiologia, etnobotânica, etnozoologia, caatinga, populações tradicionais e conservação da biodiversidade. Escritor de livros e artigos religiosos, com ênfase na espiritualidade da Igreja Católica.

Drª. Roseli Farias Melo de Barros

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (1985/1987); Mestre em Botânica (Etnobotânica) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992); Doutora em Botânica (Taxonomia de Asteraceae - tribo Vernonieae) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Atualmente é Professora Associado do Departamento de Biologia, Professora do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA); Curadora do Herbário Graziela Barroso (TEPB) da Universidade Federal do Piauí, Tem experiência na área de Botânica (Taxonomia de Asteraceae e Etnobiologia).

http://lattes.cnpq.br/2705297606283605

Drª. Vanice Santiago Fragoso Selva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-Prodema/PE, do Doutoramento em Gestão e Politicas Ambientais da Universidade de Cabo Verde no âmbito da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa-REAPLP e dos cursos de Geografia e de Turismo da UFPE. Atualmente é membro suplente do CONAMA, membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente-Consema/PE, Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco-CIEA/PE. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase na gestão do território - Análise espacial do turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, ambiente, educação ambiental, ecoturismo, áreas protegidas e áreas litorâneas.

Drª. Viviane Souza do Amaral

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto e coordenadora do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica.

http://lattes.cnpq.br/4440806451383783

Drª. Vladia Pinto Vidal de Oliveira

Professora Associada III do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora do CNPq. Doutorado em Engenharia Agronômica (2002) no Programa Agricultura e Meio Ambiente em Zonas Semiáridas Universidade de Almería (UAL). Geóloga(UNIFOR).Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) Cursos de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro (Labomar/UFC) e dois Internacionais com bolsa da ONU (Argentina e Rússia) na temática de Desertificação; Coordenou Projetos Internacionais: Ecologia de Paisagens (Programa WAVES/CNPq/BMBF); Projeto Ecologia de Zonas Áridas ECOZONAR (Programa ALFA) e Hidroponia no semiárido (Programa Alfa). Coordenou o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA (2004-2008). Coordenou o Projeto de Cooperação Internacional Pró-África (Cabo Verde). Coordenou e Coordena o Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) em Rede (UFC/UFPI/UFRN/UFPB/UFPE/FUFS/UESC (2009-2013) e (2015 ? atual). Editora Chefe na Revista REDE - PRODEMA. Coordena o Programa de Mobilidade Internacional AULP/CAPES-UFC/UNIC-CV. Consultora Adhoc da Revista Mercator, Ambiente & Água e Ambiente e Sociedade. Possui experiências nas áreas: geociências e agronômica, com ênfase em geoecologia e solos, atuando principalmente nas temáticas: Zoneamento geoambiental/econômico e Ecológico, solos na dinâmica de paisagens semiáridas, análise de produtos de sensoriamento remoto, indicadores de degradação/desertificação.

Please reload

14 a 18 de Agosto de 2017

   

São Cristovão - SE

bottom of page